Tráfego pago: o que é, vantagens e como anunciar

Tráfego pago: o que é, vantagens e como anunciar

Foto de Douglas Jovino

Douglas Jovino

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Desenho representativo de empreendedor analisando resultados de campanhas de tráfego pago no notebook

Tráfego pago é o volume de visitas conquistado para um site, página ou perfil por meio de campanhas de anúncio.

Depois de criar um site, por exemplo, tudo o que você mais deseja é que os consumidores o acessem. Concorda comigo?

Até porque, posicionar-se em uma ou mais plataformas digitais demanda bastante tempo e energia.

É necessário se preocupar com diversas questões. Objetivo, público-alvo, domínio, hospedagem, design, desenvolvimento, responsividade, entre outros.

Assim, você quer uma boa recompensa por todo o empenho aplicado. Ou seja, ver o site repleto de visitantes.

O jeito mais rápido de fazer isso acontecer é o tráfego pago.

Trata-se de uma estratégia que atrai inúmeros consumidores para determinado endereço online em uma velocidade impressionante.

Desde que, claro, seja executada corretamente.

Já ouviu falar, mas não faz ideia de como funciona? Fique tranquilo. Tenho a melhor solução para você começar a crescer hoje mesmo a partir dos anúncios pagos: a D Result.

Levamos empresas do mais absoluto zero a resultados expressivos dentro das plataformas digitais.

Principalmente, aumentando o principal ativo de qualquer negócio, isto é, as vendas.

Uma estrutura de profissionais altamente qualificados trabalha diariamente para criar campanhas de alto nível de desempenho e impulsionar todos os seus resultados. Saiba mais!

O que é tráfego pago?

Em resumo, o tráfego pago se refere à aquisição de visitantes por meio de campanhas publicitárias.

Você paga determinada plataforma para mostrar anúncios relacionados a proposta da empresa a um grupo de pessoas específico.

Para efeito de comparação, o tráfego pago é parecido com a famosa panfletagem.

No método tradicional de marketing, você divulga sua marca, produtos, serviços ou eventos entregando um flyer para qualquer pessoa que passa na rua.

O tráfego pago, por sua vez, é a evolução do sistema. Ele promove tudo isso de um jeito mais inteligente.

Primeiro, porque expõe o negócio na rua mais movimentada do mundo, isto é, a internet.

Segundo, porque as campanhas de anúncio são segmentadas. Elas só aparecem àqueles com algum nível de interesse em sua proposta.

Assim, é um trabalho que traz retornos infinitamente maiores em relação a panfletagem.

Devido ao alto poder de segmentação, os anúncios podem transformar visitantes em leads de imediato ou até mesmo convertê-los em clientes.

No Google, por exemplo, criar anúncios coloca seu site ou página acima de todos os resultados orgânicos.

Se bem feito, as campanhas atraem um público qualificado. São consumidores relativamente preparados para comprar de você.

Isso significa que, podem assumir um compromisso maior com a marca mais facilmente. Seja virando lead, seja comprando algum produto ou serviço.

Quais são os tipos de anúncios pagos?

As campanhas de tráfego pago podem ser desenvolvidas em uma ampla variedade de plataformas. Entre as quais, estão:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Instagram Ads;
  • Youtube Ads;
  • Linkedln Ads.

Mas não é só isso. Também existem diversos tipos de anúncios pagos possíveis de criar.

Quem nunca foi ver um vídeo no Youtube e teve que esperar 5 segundos para pular um anúncio?

Pois bem, essa é apenas uma das formas de publicidade paga. Há várias outras, como, por exemplo:

  • anúncios de busca;
  • anúncios de display;
  • anúncios nativos;
  • anúncios de aplicativos.

Principais vantagens do tráfego pago

Consumidora fazendo compra após ver anúncio de tráfego pago da empresa

O tráfego pago tem vantagens e desvantagens. Vamos falar dos pontos negativos primeiro.

Na verdade, é um só: quando a quantidade de dinheiro investido acaba, a campanha para de rodar.

Ou seja, sem uma injeção contínua de recursos financeiros, o anúncio vai desaparecer do campo de vista dos seus potenciais clientes.

Mas, calma. Nada que uma boa estratégia de tráfego orgânico não resolva.

Combinar anúncios com a produção de conteúdo minimiza o problema.

E o melhor: existem inúmeras vantagens que empresas podem aproveitar nas campanhas de anúncio para aumentar seus resultados e relevância.

Conheça abaixo as principais!

Alcança um público amplo

Primeiramente, uma das vantagens do tráfego pago é que você alcança um público bem amplo.

Em uma mesma campanha, sua marca pode ser exposta a milhares de usuários da plataforma em questão.

Só que, não são consumidores aleatórios. Trata-se de pessoas predispostas a adquirir suas soluções depois de algumas interações.

Cada visitante gerado por anúncios representa uma oportunidade de venda. Sobretudo, por conta dos recursos de segmentação avançados de mecanismos de busca e redes sociais.

Retorno rápido

Ao contrário do tráfego orgânico, uma estratégia que só dá bons resultados no médio e longo prazo, o retorno de anúncios pagos é rápido.

Não demora mais do que alguns dias ou semanas para o endereço online receber uma quantidade significativa de visitas.

Então, se você quer ter um bom engajamento logo de início, o tráfego pago é a escolha certa.

Maior foco na venda

Diferente do alcance orgânico também, as campanhas de anúncio tem um maior foco na venda.

Isso porque, o investimento é mais para o meio e fundo de funil.

Você fala com pessoas que já tem uma certa consciência tanto das suas necessidades quanto das possíveis soluções.

Desse modo, você pula algumas etapas para transformar visitantes em leads ou clientes no comparativo à estratégia orgânica.

Como criar boas campanhas de anúncio? 6 melhores práticas

Empreendedor procurando formas de receber mais visitantes no site da empresa

De fato, o tráfego pago é vantajoso. De acordo com um levantamento da Kantar Ibope em parceria com o IAB Brasil, foram investidos R$ 14,7 bilhões em publicidade digital no Brasil em 2022.

Isso equivale a um crescimento de 42,72% em relação a 2020.

Em outras palavras, cada vez mais empresas investem nas campanhas de anúncio para atrair, engajar e converter consumidores.

Assim, não dá para simplesmente ignorar a estratégia.

Entretanto, como criar bons anúncios para promover sua marca, produtos ou serviços? Listei abaixo as melhores práticas. Confira!

1. Defina objetivos claros

Antes de mais nada, defina objetivos claros às campanhas.

Como diz o romancista Lewis Carroll, para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve.

Por isso, coloque metas bem específicas para cada anúncio. Aumentar reconhecimento da marca, gerar leads qualificados, mais vendas de determinada solução, entre outras.

Ter uma direção bem definida vai guiar todas as decisões subsequentes da campanha.

2. Conheça muito bem o perfil ideal de cliente da marca

Além de estabelecer objetivos claros, conheça muito bem o perfil ideal de cliente da marca.

Para segmentar corretamente a campanha, é preciso fornecer dados detalhados a respeito do público-alvo na ferramenta de anúncios, a exemplo de:

  • informações demográficas;
  • interesses;
  • comportamentos;
  • dores;
  • desejos.

Só assim, seus criativos vão aparecer às pessoas certas. Ou seja, para consumidores com algum nível de interesse em sua proposta.

Então, faça uma pesquisa ampla e crie boas personas para direcionar as campanhas da melhor forma possível.

3. Selecione a plataforma certa

O resultado das campanhas de tráfego depende da plataforma escolhida.

Primeiro, porque você só deve se posicionar em canais de comunicação coerentes à personalidade da marca.

Se você usa um tom de voz muito formal, criar anúncios no TikTok, por exemplo, talvez não valha a pena.

Além disso, você precisa estar onde o perfil ideal de cliente da empresa está.

O público-alvo do negócio usa mais determinados canais do que outros. Com isso, é melhor concentrar seus esforços onde consumidores interessados em sua proposta mais frequentam.

Sem contar que, cada plataforma tem suas vantagens próprias. 

Algumas são melhores para fortalecer o branding. Já outras, funcionam melhor para fechar novas vendas eficientemente.

4. Crie anúncios atrativos

Provavelmente, a qualidade dos anúncios é o fator mais determinante para o sucesso de uma campanha.

Os anúncios precisam ser suficientemente atrativos para prender a atenção do público e gerar cliques.

Isso envolve design visual impactantes, edições criativas e o uso das melhores técnicas de copywriting, por exemplo.

Vale dizer que, a página de aterrissagem também precisa ser bem desenvolvida.

Além de ser persuasiva, tem que ter uma boa responsividade, organização e CTAs estratégicos.

5. Escolha o melhor modelo de pagamento

As campanhas de tráfego pago são altamente personalizáveis. Ainda mais quando diz respeito ao investimento financeiro.

Você pode, por exemplo, definir um teto de gastos para os anúncios de acordo com o orçamento disponível.

Quanto atingir o valor estipulado, a campanha vai parar de rodar automaticamente.

Ou seja, você não gasta nenhum centavo a mais do que estabelecido no início da promoção dos criativos.

Mas não para por aí.

Também dá para escolher o melhor modelo de pagamento.

Os mais comuns são CPC (Custo por Clique) e CPM (Custo por Mil Impressões).

Cada opção tem suas vantagens dependendo dos objetivos da campanha. 

O objetivo é gerar tráfego para o site? O CPC pode ser a melhor decisão.

Agora, se o foco for aumentar a visibilidade da marca, o CPM pode ser mais adequado.

6. Faça testes A/B

Dificilmente, um anúncio vai ficar bom de primeira. Será necessário fazer testes A/B com frequência para ter campanhas de alto desempenho.

O teste A/B nada mais é do que a criação de duas ou mais versões de um anúncio para avaliar qual se sai melhor.

É possível testar, por exemplo, variações no título, texto do anúncio, imagens, vídeos, CTAs e até mesmo a segmentação do público.

A partir das métricas de resultados, você vê o que precisa ser melhorado, faz ajustes e maximiza o ROI (Retorno Sobre o Investimento.

Conclusão

Empreendedora comemorando quantidade de visitas recebidas em endereço online

Enfim, o tráfego pago só tem a acrescentar no posicionamento digital do seu empreendimento.

Como te expliquei, a estratégia alcança um público amplo, traz retornos rápidos e têm um maior foco em vendas ― fora as outras vantagens.

É um investimento que realmente vale a pena. Além de receber inúmeras visitas, você ganha diversos leads e clientes a curto prazo quando cria anúncios.

Então, siga à risca as melhores práticas e crie ótimas campanhas de anúncios para acelerar seu crescimento online!

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