Canais de vendas: por que diversificar seu posicionamento nas plataformas digitais?

Canais de vendas: por que diversificar seu posicionamento nas plataformas digitais?

Foto de Douglas Jovino

Douglas Jovino

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Canais de vendas são plataformas online em que empresas podem promover sua marca, produtos ou serviços para consumidores eficientemente.

Estar na rua mais movimentada do mundo, isto é, a internet, já não é mais uma opção, mas sim uma necessidade de qualquer marca.

Em 1999, Bill Gates, um dos fundadores da maior e mais conhecida empresa de software da atualidade, a Microsoft, disse o seguinte:

“Em alguns anos, só vão existir dois tipos de empresas: as que estão na internet e as que estão fora dos negócios.”

Mais de 20 anos depois, a previsão do bilionário, que parecia despretensiosa na época, virou a mais pura realidade.

Marcas que não estão na internet, querendo ou não, vão ficar para trás. Até porque, seus concorrentes com certeza já começaram a explorar as vantagens do digital.

Nesse sentido, você deve se posicionar com certa urgência no online. Tanto para se manter competitivo quanto para aumentar sua base de clientes.

Isso começa na escolha dos canais de vendas. Mas, fique tranquilo. A D Result pode te ajudar nisso.

Temos uma equipe de profissionais altamente qualificados para orientá-lo a respeito de cada opção. Além de traçar o plano que vai te levar a um número expressivo de conversões no digital.

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O que são canais de vendas online?

Canais de vendas online são meios pelos quais uma empresa apresenta sua marca e soluções ao público na internet.

Trata-se de pontos de contato entre empreendimentos e consumidores no ambiente digital.

É por onde você o negócio atrai, engaja e converte o perfil ideal de cliente em sua proposta.

É também o lugar em que os potenciais clientes conhecem o que a marca tem a oferecer e, posteriormente, decidem comprar ou não a ideia da empresa.

Para efeito de comparação, canais de vendas online são muito mais eficientes para desenvolver relações comerciais do que opções offline.

Primeiramente, porque são mais dinâmicos. Em vez de funcionarem apenas nos horários comerciais ou dias úteis, estão ativos 24h até mesmo no fim de semana.

Além disso, canais de vendas online reúnem milhares de pessoas de várias partes do planeta em um mesmo espaço.

Diferente das lojas físicas, não há limitações geográficas que reduzem o alcance da sua mensagem.

Mas não é só isso. As ações comerciais dentro de plataformas online são segmentadas.

Você não fala para todos, mas para um grupo de consumidores com algum nível de interesse no que você oferece.

Entre as vantagens, ainda estão:

  • custos operacionais reduzidos;
  • praticidade;
  • flexibilidade;
  • escalabilidade;
  • melhor experiência do cliente.

O ponto é: os canais de venda online são a evolução do marketing tradicional.

Eles possuem diversas melhorias que facilitam a construção de uma conexão próxima com o público. Por isso, posicionar-se neles é mais do que necessário.

Por que diversificar seu posicionamento nas plataformas digitais?

Equipe de marketing de uma empresa discutindo  em quais canais de vendas online a marca deve estar

De fato, existem inúmeros canais de vendas online por aí. Assim, muitas empresas ficam na dúvida de qual se posicionar.

Se for o seu caso, a primeira coisa que você precisa entender é que não é uma escolha por intuição ou “achismo”.

Para ter os resultados esperados, faça uma análise criteriosa de cada plataforma e só selecione as que fazem mais sentido.

No geral, um bom canal de venda combina com a identidade da marca e tem uma quantidade relativamente alta de potenciais clientes.

De qualquer forma, o ideal é que você apareça no maior número de canais possível para se conectar com seus potenciais clientes e compradores.

Quando você diversifica o posicionamento da marca, você alcança ainda mais consumidores com tráfego orgânico ou pago.

Isso aumenta significativamente o número de vendas dos negócios, pois deixa o funil repleto de oportunidades.

Estar em diferentes canais de vendas online também cresce o reconhecimento da marca no ambiente digital.

Manter uma presença consistente em 3, 4 ou até mesmo 5 plataformas te transforma rapidamente em uma autoridade de determinado mercado.

O mais importante, porém, é que a diversificação livra a empresa de depender de um único canal.

Confiar só no Instagram, por exemplo, pode ser arriscado por uma série de motivos, como:

  • mudanças no algoritmo;
  • falhas técnicas;
  • despopularização;
  • diminuição ou interrompimento do fluxo de receita.

Ainda que seja um dos principais canais de venda online, acredite: apostar todas as fichas na rede social vai te dar dores de cabeça no futuro.

5 melhores canais de venda online para alcançar um público amplo

Pessoa sentada em mesa prestes a pesquisar algo no Google

Para te ajudar a escolher os canais de vendas online certos, listei abaixo os melhores disponíveis. Confira!

1. Google

Para começar, eu não podia falar de outro canal a não ser o Google, o maior buscador do mundo.

A plataforma te dá várias possibilidades de alcançar um público amplo e vender cada vez mais.

Por exemplo, você pode produzir conteúdos otimizados em SEO para gerar visitas orgânicas no site da marca.

Várias empresas conseguem milhares de cliques mensais no SERP orgânico do Google com a estratégia.

Isso porque, trabalham consistentemente para ranquear o endereço online da marca nas primeiras posições das palavras-chaves mais relevantes do nicho.

Além disso, dá para criar anúncios pagos no Google divulgando suas soluções.

Eles aparecem automaticamente nos 2 ou 3 primeiros resultados do mecanismo de busca em palavras-chaves específicas. Só que, sem precisar de SEO.

Em vez de agradar o algoritmo do Google, você compra a aparição do seu site em um lugar de destaque.

Ainda tem mais: seus produtos podem ser colocados no Google Shopping. No formato de anúncio, as soluções aparecem da empresa aparecem junto com concorrentes em uma esteira.

A vantagem é que o anúncio não é só escrito. Ele vem com imagem, preço e informações do vendedor.

2. Youtube

Além do Google, há outro mecanismo de busca igualmente popular que vale a pena se posicionar: o Youtube.

É a maior plataforma de compartilhamento de vídeos que existe. Com isso, representa uma ótima oportunidade de engajar o público em sua proposta.

No Youtube, as empresas podem produzir vídeos relevantes às necessidades do perfil ideal de cliente, a exemplo de:

  • tutoriais;
  • unboxing;
  • demonstração de produtos;
  • resenhas;
  • vídeos institucionais.

Seja como for, são conteúdos que contribuem para desenvolver uma relação próxima com consumidores que ainda não compraram de você.

Para aparecer nos resultados de busca ou ser recomendado, você também tem que se preocupar com o SEO no Youtube.

Entre as práticas que agradam o algoritmo da canal de vendas online, estão:

  • otimização de título;
  • descrições bem escritas;
  • tags;
  • boas thumbnails.

Contudo, se não quiser criar vídeos densos para se conectar com a audiência, há outra alternativa: promover anúncios.

Anúncios no Youtube aparecem antes, durante ou depois dos vídeos de outros criadores. 

Certamente, você já se deparou com criativos do tipo antes de assistir algum conteúdo de seus canais favoritos.

Eles costumam funcionar muito bem para direcionar tráfego para landing pages ou páginas de vendas.

3. Facebook

Indo para as redes sociais, o Facebook é uma das melhores plataformas de conexão para se posicionar sua marca.

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, a rede social criada com participação de Mark Zuckerberg favorece a promoção de marcas, produtos e serviços.

É possível, por exemplo, compartilhar conteúdos de valor em uma página comercial ou participar de grupos para alcançar um bom número de contas.

Hoje em dia, porém, o que mais funciona é criar campanhas de anúncio no Facebook.

A rede social perdeu bastante popularidade nos últimos anos por conta do surgimento de outras plataformas de conexão.

Desse modo, dá para dizer que investir em criativos é o jeito mais inteligente de aproveitar as vantagens do Facebook.

Até porque, a ferramenta de anúncios da rede social é excelente. As campanhas podem ser altamente segmentadas por:

  • demografia;
  • interesses;
  • comportamentos;
  • localização.

4. Instagram

Entre os melhores canais de vendas online, também está o Instagram. É a rede social mais popular do mundo no momento.

Ela tem características, funcionalidades e recursos que descomplicam o caminho para as marcas ganharem a confiança do público.

Em outras palavras, o Instagram promove um ambiente que deixa os usuários muito próximos uns dos outros.

O maior exemplo disso é o Stories. O formato de conteúdo incentiva os usuários a compartilharem conteúdos espontâneos e descontraídos.

Para marcas, é a chance de humanizar a comunicação. Falar sobre bastidores, processos de produção, depoimentos de clientes ou qualquer outro assunto que se conecte à realidade do público.

Outro diferencial do Instagram é que você pode criar anúncios com a mesma estética de publicações comuns. Seja de Feed, Stories ou Reels.

Isso melhora significativamente o desempenho das campanhas, pois os anúncios ficam “sem cara de anúncio”.

Sem contar que, a rede social ainda vem com outras ferramentas comerciais eficientes, como: 

  • Instagram Shopping;
  • insights;
  • botões de contato;
  • links.

5. Whatsapp

Para encerrar com chave de ouro, vamos falar do Whatsapp, isto é, o aplicativo de mensagens instantâneas que reina absoluto como o mais popular em mais de 60 países.

Entre as principais opções de canais de vendas, o Whatsapp é o que melhor funciona para atendimento ao cliente e fechamento de negociação.

Uma das razões é a familiaridade que os consumidores já têm com o Whatsapp. Eles já usam o mensageiro todos os dias. Com isso, não sentem nenhuma estranheza em interagir com empresas.

Assim também, o app conta com diversos recursos que deixam a comunicação mais envolvente. Textos, imagens, vídeos, áudios, emojis, reações, GIFs, figurinhas, entre outros.

Mas não para por aí. O Whatsapp ainda possui uma versão comercial com funcionalidades extras, incluindo:

  • organização de contatos por etiquetas;
  • mensagens automáticas;
  • integração com ferramentas de gestão.

No mais, o mensageiro usa criptografia ponta a ponta para maior segurança e privacidade. Com isso, não há nenhum risco de vazamento de informações.

Portanto, posicionar-se na plataforma pode melhorar consideravelmente a satisfação dos consumidores com a empresa e aumentar sua taxa de conversão.

Conclusão

Empreendedora comemorando resultados da empresa após se posicionar nos canais certos

Por fim, estar bem posicionado nos melhores canais de vendas online garante não só a sobrevivência, mas também o crescimento da sua empresa.

Quem não está na internet, está fadado a fechar as portas daqui alguns anos. Uma vez que a maior parte dos seus concorrentes já estão no ambiente digital.

No entanto, não basta promover sua marca em apenas uma plataforma. É preciso oferecer múltiplos pontos de contato para ter uma presença online forte.

Como diz o ditado, não coloque todos os ovos na mesma cesta.

Sendo assim, avalie as opções e escolha aquelas que melhor se encaixam à identidade e público do negócio.

É o que vai te levar a resultados expressivos e grande relevância no mercado.

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